Emagrecimento

Emagrecer com saúde: 6 dicas para ter disciplina e foco na dieta

agosto 1, 2018
emagrecer com saúde

Começar uma dieta para emagrecer com saúde pode parecer difícil, mas segui-la parece beirar o impossível, não é mesmo?

São tantas tentações que é essencial ter força de vontade para manter-se firme no objetivo. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse processo não precisa ser tão sofrido.

Para emagrecer de maneira saudável, é fundamental ter disciplina e foco. Nesse momento, você pode estar pensando: “ok, mas como isso é possível?”. É o que vamos mostrar neste post!

Está esperando o quê para descobrir como alcançar seu objetivo? Confira, a seguir, 6 dicas para tornar sua dieta uma tarefa mais fácil!

1. Trabalhe a mente

Tudo começa com um ponto de partida, certo? É claro que, nesses casos (se ainda não é), precisa ser a força de vontade. Afinal, de nada adianta decidir seguir uma dieta sem ter a certeza de que aquilo é o melhor para você e para a sua saúde.

Então, em primeiro lugar, estabeleça objetivos! 

Independentemente se estiverem relacionados com a quantidade de gordura para perder, as medidas que deseja ter, as celulites que sonha em diminuir, a vida mais saudável que quer levar… tudo é válido quando se tem uma motivação maior por trás das suas metas.

Em seguida, é preciso internalizar uma nova maneira de enxergar a comida.

Se, antes, ela servia como um “consolo” para alguma frustração, por exemplo, isso precisa deixar de acontecer. Além disso, é importante fugir daquelas “beliscadas” que damos de vez em quando, mesmo sem fome.

Sabe quando estamos tristes e descontamos em doces? Ou, então, quando estamos em uma festa e aproveitamos para comer de tudo, mesmo quando já estamos satisfeitos? E não deixamos a pipoca para trás, quando estamos no cinema, simplesmente por termos internalizado que esse alimento combina com a ocasião?

Pois bem! Nesse sentido, o fato de trabalhar a mente está diretamente associado a prestar mais atenção nessas situações, a fim de evitar que elas interfiram no foco e na disciplina. Assim, alguns detalhes que passavam despercebidos devem ser observados para manter a dieta sempre em dia, ok?

2. Tenha comprometimento

A maioria das pessoas ainda tem a convicção de que uma dieta precisa ser chata, restritiva e sem comidas gostosas para fazer efeito. Pois está completamente enganado quem pensa assim! Lembra dos objetivos? Tendo-os em mente, é possível fazer do processo de emagrecimento uma tarefa mais estimulante.

Também tenha em mente que emagrecer com saúde não quer, necessariamente, dizer que precisa ingerir alimentos dos quais você não gosta. Se fosse assim, seria mesmo muito complicado manter o foco. Além do mais, existem, sim, comidas saudáveis, nutritivas e muito saborosas!

Existem receitas deliciosas que podem (e devem) fazer parte da maioria das dietas de emagrecimento. Por isso, evite desculpas e comprometa-se consigo mesmo!

3. Mude alguns comportamentos

Outra importante dica para emagrecer com saúde é mudar alguns comportamentos. Aqui, é muito importante focar na solução e não no problema. Evite ficar pensando “estou acima do peso, tenho que emagrecer” — em vez disso, mentalize maneiras de fazer dar certo.

Sabe aquele salgadinho cheio de sódio que você costumava pegar e ir para a frente da TV devorá-lo? E aquele refrigerante que insistia em tomar durante as refeições? Pois, então, mude esses hábitos! É claro que cortá-los instantaneamente não é a forma mais eficiente de livrar-se deles.

Ao contrário: isso pode fazer com que você sinta falta desse tipo de alimentação.

Assim, para manter-se focado, vá substituindo esses alimentos por opções light ou outras que sejam semelhantes e mais saudáveis. À medida que for percebendo que é possível realizar essa troca, experimente cortá-los da sua dieta e verá que, além de não sentir falta, terá mais disposição e energia.

Ainda, a questão da TV é outro comportamento que precisa ser repensado. Comer em frente às telas — da televisão, do tablet ou do celular — faz com que você não preste atenção na quantidade de comida que está sendo ingerida. Por isso, procure comer com tranquilidade, mastigar bem, sentado à mesa e livre de distrações.

Aproveite esse momento para esvaziar a cabeça e focar no sabor dos alimentos, que tal?

4. Faça um diário alimentar

É muito mais fácil saber se está seguindo a dieta quando se faz um diário alimentar, concorda? Mas vá além daquelas anotações sobre calorias! Muitas vezes, elas podem não dizer muita coisa para você.

Nele, experimente anotar as comidas ingeridas, os horários e, ainda, as razões pelas quais optou por determinados alimentos. Você pode descobrir, por exemplo, que certos hábitos alimentares estão associados a emoções. Sabendo a raiz do problema, fica menos complicado resolvê-lo.

A partir desse diário, você pode até mesmo observar quais são os alimentos que estão interferindo negativamente na sua dieta.

Já parou para pensar que, comidas pouco saudáveis e pobres em nutrientes, quando disponíveis, são mais tentadoras? Esse pode ser o pontapé inicial para você cortar alguns produtos da sua lista de compras.

Isso mesmo! Observando o que você come no seu dia a dia e o que pode ser cortado, tome a atitude de não ter acesso a isso mais. Assim, poderá descobrir que alguns tipos de alimentos fazem menos falta do que imagina.

5. Busque apoio e companhias

Quando se tem incentivo e apoio de outras pessoas, algumas tarefas podem ser mais motivantes.

Portanto, busque companhias para que sua dieta não seja um peso tão grande para você. Nesse caso, vale identificar algum amigo que tenha os objetivos parecidos com os seus e compartilhar com ele, ao longo do dia, as conquistas e, também, os deslizes. Assim, um poderá apoiar o outro, sempre tentando manter-se no foco.

Ainda, se alguém que more com você está há tempos enrolando para emagrecer, por que não fazer um combinado e transformar os hábitos juntos? Pode ser pai, mãe, irmão, marido, esposa… ter apoio dentro de casa já é um passo à frente para ter sucesso e emagrecer com saúde.

6. Visualize os resultados

Com tantas dicas, emagrecer com saúde já começa a ser algo mais palpável, não é mesmo? Pois bem! Uma maneira de manter ainda mais a determinação é tentar visualizar os resultados, caso siga a dieta adequadamente.

Imagine só poder voltar a usar aquela roupa que você ama, mas que não serve mais? 

O sentimento antecipado de satisfação pode funcionar como um ótimo gatilho e incentivo para comer bem. Por isso, crie emoções positivas acerca da sua dieta e foque nelas!

Tire um ou dois minutinhos do seu dia para mentalizar seu objetivo.

Afinal, as emoções também exercem influência quando o assunto é foco e disciplina. Trabalhá-las de maneira eficaz ajuda a manter a determinação e, com o tempo, é possível perceber que, longe de ser um exercício chato, essa mentalidade pode despertar em você uma força de vontade que nem sabia que existia.

Viu só como emagrecer com saúde pode ser menos doloroso do que parece? Seguindo todas as nossas dicas, você verá que a dieta não precisa ser um sofrimento sem fim. Por meio delas, você vai evitar o tão temido efeito-sanfona e vai perceber que é possível manter-se continuamente em forma.

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