Emagrecimento

6 dicas infalíveis de como ter mais energia durante o dia!

agosto 1, 2018
como ter mais energia

Trabalho, estudos, exercícios físicos… é tanta coisa que, às vezes, durante o dia, ficamos com a sensação de que nossa energia está acabando. Afinal, é preciso dar conta de tudo e haja disposição. Então, qualquer tarefa passa a parecer mais difícil de ser completada, o que impacta inclusive na nossa produtividade.

É bem chato quando isso acontece, não é mesmo?

Mas tenha em mente que existe solução, são atitudes simples que podem ajudar você a recuperar aquele gás para chegar até o fim do dia sem a sensação de cansaço extremo. Quer saber quais são elas?

Neste post, vamos dar 6 dicas infalíveis sobre como ter mais energia para você fugir desse desânimo de uma vez por todas. Confira!

1. Fique em silêncio

Pode ter certeza que esta é uma dica valiosa. Atualmente, a tecnologia nos faz ficar conectados o tempo todo. São vídeos, mensagens, áudios… tudo isso deixa a cabeça a mil por hora.

Então, sabe aquele momento só nosso, em que é possível “ouvir o silêncio”? Procure colocá-lo em prática. Ele é muito importante para que possamos recuperar nossas energias.

Separe um tempinho, 15 minutos do dia já serão suficientes. Vá para um lugar calmo e silencioso e tente esvaziar a mente de problemas e tarefas. Respire fundo, escute seu corpo e suas emoções. Você vai ver que, no fim, estará mais relaxado e com mais energia.

2. Escolha alimentos que dão mais energia

Muitas vezes, não nos damos conta do que estamos comendo. No entanto, a escolha deve ser feita de maneira consciente, já que a comida é nossa principal fonte de energia. Aqui, não estamos falando só de quantidade, mas, também, de qualidade e periodicidade.

Alimentos com carboidratos de baixo índice glicêmico são essenciais para dar mais energia, já que são de absorção mais lenta. Além disso, liberam menos açúcar no sangue, evitando que você engorde. São alguns deles: frutas, legumes, verduras e alimentos integrais.

Além do mais, fique atento à quantidade. Comer muito nem sempre é sinal de mais energia. Pelo contrário, quando comemos muitos alimentos com açúcar, por exemplo, pode acontecer o chamado pico glicêmico. Inicialmente, ele promove energia instantânea, mas é seguido por uma baixa repentina, levando à fadiga.

Ter uma periodicidade também é muito importante. Experimente dar intervalos de cerca de 3 horas entre as refeições e sinta a diferença na disposição durante o dia.

3. Tenha boas noites de sono

A falta de energia pode ser causada por noites mal dormidas. Afinal, nosso corpo precisa descansar para que possamos acordar bem dispostos no dia seguinte.

De acordo com a Fundasono (Fundação Nacional do Sono), é recomendado que um adulto durma cerca de 8 horas por noite, sem interrupções e que tenha um sono reparador. Caso isso não aconteça, sua qualidade de vida pode ficar comprometida.

Por isso, é fundamental que você busque relaxar e descansar a mente quando se deitar. Evite pensar em problemas ou tarefas. Se for preciso, leia um livro, escute músicas que goste e evite ao máximo o uso de aparelhos eletrônicos.

Celular e televisão são grandes vilões, já que podem retardar a sensação de sonolência pela diminuição da secreção da melatonina: hormônio responsável por induzir o sono.

4. Mantenha-se em movimento

Apesar de parecer contraditório, exercícios físicos são capazes de nos dar muito mais ânimo e disposição Além de melhorarem o preparo físico, eles promovem sensação de bem-estar e melhora do nosso humor.

Isso se explica pelo fato de que o corpo em movimento é capaz de liberar mais oxigênio no sangue e nos tecidos, o que proporciona o aumento da produção de hormônios como a endorfina, a adrenalina e a dopamina.

Por isso, procure se exercitar, mesmo que seja caminhando. Se considera que falta tempo, se for possível, experimente ir a pé para o trabalho. Assim, você aproveita esse momento para cuidar de si e pode até mesmo tomar um ar fresco.

Com certeza, você vai se sentir mais disposto o resto do dia.

5. Beba bastante água

Você sabia que o corpo pode gastar muita energia para se manter hidratado quando a quantidade de água ingerida não é suficiente? Pois é! E energia nós não queremos perder, concorda?

Então, carregue sempre com você uma garrafinha de água. Mas não espere ter sede para tomá-la. A sede já é um sinal de que o corpo está levemente desidratado.

Por isso, fique atento à quantidade de água a ser ingerida: geralmente, o indicado é 2 litros por dia. No entanto, isso é variável de pessoa para pessoa, pois aquela que se exercita mais, por exemplo, necessariamente precisará de maior quantidade de água.

Da mesma maneira, pessoas que vivem em lugares mais quentes ou que têm metabolismo mais acelerado, também devem se hidratar mais.

6. Faça atividades que distraiam a mente

Sair com os amigos é muito gostoso, não é? E fazer aquela atividade manual que tanto gostamos? Assistir a filmes ou tirar um dia para cuidar da pele também podem ser ótimas ideias, não acha?

Todas essas são atividades que você não pode deixar de lado. Fazer o que gostamos proporciona melhora no humor, na autoestima e também nos dá mais energia para as outras tarefas.

Por isso, reserve um tempo para se dedicar aos seus hobbies. Faça passeios divertidos, viaje, encontre amigos e familiares. Todas essas são maneiras super simples e saudáveis de se manter bem disposto.

Como você deve ter notado, gastar energia pode ser muito fácil. E aí, a fadiga toma mesmo conta da gente. Mas, como pudemos ver, atitudes que parecem bobas também ajudam a ter disposição e a nos manter ativos.

Dessa maneira, cuide de você, fique de olho nos seus hábitos e tente ao máximo adequar sua rotina às dicas que demos. Assim, você certamente vai se sentir com muito mais energia todos os dias.

Agora que você já sabe como ter mais energia, que tal contar para os seus amigos também? Então, compartilhe agora mesmo este post nas suas redes sociais e os ajude a deixar a fadiga para lá!

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